quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Edificando o namoro na rocha


Por: Taís Hatzenberger

Para ter uma família estruturada é importante começar um relacionamento baseado nos princípios deixados por Deus através da Palavra, para isso é necessário relembrá-los e refletir sobre algumas situações.

O namoro para os cristãos deve ser um tempo onde juntos possam conhecer a vontade de Deus para a vida do casal, e se preparar para o casamento. “Deve-se ter em mente que esse é um tempo de compromisso, não como acontece no mundo, onde hoje se está com um, e amanhã com outro”, diz o pastor Paulo Figueiró.

Nesse período podem ocorrer equívocos, ou seja, o namoro pode não dar certo, mas isso acontece apenas se o rapaz e a moça se precipitarem. Antes de namorar é importante ter convicção de que aquela é a pessoa que Deus escolheu para casar e formar uma família. “As pessoas que andam com Deus sabem o que Ele quer para elas, se houver dúvida o jovem está se deixando levar pela paixão, que é passageira”, ressalta o pastor.

Existem limites para os solteiros, os jovens não podem ser levados pela sensualidade e fazer coisas de casados. Segundo Paulo, um dos erros mais freqüentes é o casal isolar-se da igreja e não participarem das atividades em grupo. Cada família deve ter o seu padrão de limite, porque cada pai e mãe sabe como é seu filho. Não deve ser levado em conta quando vão começar a namorar, mas quando vão casar. Algumas pessoas fixam-se em tempo para namorar, noivar e casar, isso varia em alguns casos, pois ambos saíram de famílias com costumes e criações diferentes, antes de casar é preciso refletir muito sobre isso, para que depois do casamento as diferenças não tragam prejuízo. Entre os fatores que abalam o casamento, um dos maiores é área financeira. É necessário conversar e refletir juntos sobre o assunto, sem cometer um erro clássico que é querer o mesmo que os pais têm: “É errado usar como meta o que os pais possuem, ou seja, começar o relacionamento com tudo, a idéia é trabalharem juntos e buscarem juntos.
Uma coisa é importante e serve como conselho: o que é bom para um não é para o outro, as vezes a pessoa é mimada e tem sonhos altos, por isso esse tempo é bom para moldar esse conceito. Dependendo dos casos é bom ver isso antes, para não terminar depois. É claro que pode dar certo, depende do amor”, explica o pastor. Quanto ao beijo, que é um assunto delicado a ser discutido, ele diz: “O que vai determinar se pode ou não beijar é a mente e o coração. Beijo que desperta o desejo de ter uma relação não pode ser dado”.

O casamento é um princípio bíblico, e os líderes devem orientar os jovens antes do namoro e depois do casamento para que saibam viver em família. O princípio da submissão, por exemplo, é o resultado do amor que a mulher recebe do marido, ela vai retribuir conforme recebe. Quando uma mulher cristã entra no mercado de trabalho ela deve ter no coração a Palavra de Deus, podendo atuar em diferentes áreas, sem prejuízos na intimidade com o Senhor. Agora, existem profissões que devem ser evitadas, pois a Palavra diz que todas coisas são lícitas, mas nem todas convêm, e que devemos evitar a aparência do mal. Também é preciso ter cuidado com trabalhos que envolvam viagens, homem viajar sozinho com mulher e mulher viajar sozinha com homem não é certo, devemos ser prudentes, pois o diabo está ao derredor querendo destruir os lares.
Antes de formar uma família é importante pensar quantos filhos ambos querem ter, pois alguns saem de uma família com cinco irmãos e outros com um irmão apenas, considerando um modelo. “São padrões que as pessoas trazem da vida de solteiro para vida de casado, e não é assim”, explica Paulo. Quanto a criação dos filhos a melhor forma de educá-los é ler a Palavra de Deus, buscar conselhos de amigos mais velhos do meio cristão e nunca abandonar a disciplina, é fundamental ser amigo e confidente dos filhos.

Ser um bom marido é suprir as necessidades da família, ser atencioso. A esposa deve ser dedicada aos filhos, caprichosa e amiga. O mais importante para ambos é não querer fazer do outro aquilo que você é. A falha mais freqüente no casamento é entrar em uma vida rotineira. A pessoa vira um marido profissional e uma esposa profissional, resultando em palavras que não devem ser dita até chegar a seguinte frase: Você é igualzinha a sua mãe, ou ao seu pai. “Nunca fale sem refletir. O que vai trazer a solução é meditar e orar”, ressalta Paulo.

Aqueles que conheceram Jesus após o casamento podem ter uma vida de vitória como os que conheceram quando eram solteiros. Uma coisa é certa: Deus cura as feridas e restaura as vidas. Para as mulheres que não tem o marido convertido a Palavra diz o que elas devem fazer: permanecer firme no Senhor, que Ele vai dar força, amparo, e todo o amor que elas precisam. Para aqueles que não casaram nos princípios de Deus, mas querem um matrimônio feliz, a solução é trazer Deus para o centro de tudo. O problema do homem é tentar levar a vida conforme julga melhor. “Não olhe para os erros, mas para o Poder que Deus tem para restaurar seus erros e sua vida, vamos assim edificar nossa casa na rocha”, finaliza Paulo Figueiró.

Um comentário:

Madger disse...

Para mim a família é quem passa os valores, ajudando na formação do caráter dos futuros adultos de amanhã. Família é importantíssimo e começa com o resultado de uma soma no casamento: Rapaz + Garota = família.

Para mim o vilão do namoro é ela, a ansiedade, ela acaba deixando os jovens confusos a ponto de fazerem o que não querem.

Namoro não combina com ansiedade!!!

Assista o Novo Documentário do Internexo: "FAÇA A ESCOLHA CERTA: NÃO USE DROGAS"

Documentário Parte 2

Documentário Parte 3

Documentário Parte 4

Documentário Parte 5

Testemunho de Rodolfo - Ex integrante da Banda Raimundos