sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Experimenta!


Quando eu estava preparando uma palestra sobre drogas, que iria realizar em algumas escolas, me veio a seguinte pergunta: o que leva as pessoas a usarem drogas? Debrucei-me sobre este tema e percebi sua complexidade, pois a droga é um mal que não afeta apenas uma certa faixa etária, também não é possível a considerarmos um mal social, pois tanto ricos como pobres vivem suas conseqüências, muito menos pode-se vincula-la à falta de educação, pois vemos doutores e analfabetos unidos pelo vício.


Partindo para uma pesquisa no campo da psicanálise descobri que muitos autores referem-se ao homem como sendo um “ser faltante”, falam de um “vazio existencial” que é inerente à condição humana. Cada pessoa tenta preencher este vazio de uma diferente forma e alguns apenas escolhem anestesiar esta sensação. Aí entra uma explicação palpável para o uso de drogas: a busca pelo preenchimento rápido e artificial dos vazios, das dúvidas e da insegurança da vida humana. O problema é que o efeito passa, e o vazio volta.

Muitas pessoas, porém, tentam satisfazer este vazio com outras coisas, as quais elas pensam que quando alcançarem lhes farão completamente satisfeitas, felizes e preenchidas. Muitas vezes coloca-se esta esperança em determinado posto de emprego almejado, em um carro, uma casa, em filhos, em sucesso, em uma viajem, ou até mesmo em encontrar o amor de sua vida. Mas quando alcançamos estes objetivos percebemos que eles ainda não nos satisfazem, que ainda falta algo. Traçamos então novas metas, porém nunca estaremos satisfeitos, completos, pois nada material poderá preencher este vazio da alma.

Nestes dias em que tem crescido a depressão, a dependência química, a violência e a ganância, permito-me fazer apologia de algo que experimentei e que fez toda a diferença na minha vida. Algo que pode mudar o rumo de toda esta geração, pois quando experimentado satisfaz todo o vazio da alma, traz paz. Estou falando da presença de Deus. Isto mesmo, as pessoas precisam ousar conhecer a Deus, e sentir o amor que emana dEle. Pois foi com este amor que ele entregou a Jesus, para que nossos pecados, nosso passado, possam ser perdoados e esquecidos. Para que tenhamos certeza de que há uma vida eterna junto à Deus.

Sim, se buscarmos, se chamarmos por Cristo, Ele não se esconde de nós, pelo contrário, preenche todos nossos vazios e nos traz uma paz perfeita, nos faz felizes apesar de nosso contexto, nos ama apesar de nosso passado, e quando percebemos este amor já não somos mais os mesmos.

por Dionísio Hatzenberger
Professor de História e Ensino Religioso
Coordenador do Projeto Internexo

prof.dionísio@hotmail.com

Nenhum comentário:

Assista o Novo Documentário do Internexo: "FAÇA A ESCOLHA CERTA: NÃO USE DROGAS"

Documentário Parte 2

Documentário Parte 3

Documentário Parte 4

Documentário Parte 5

Testemunho de Rodolfo - Ex integrante da Banda Raimundos